3 dicas para calcular uma obra

Trouxemos 3 dicas para calcular uma obra e se preparar financeiramente para o decorrer desse processo, sabemos que reformas podem trazer vários imprevistos. E se preparar para eles é de suma importância.

Nós sabemos que reformas podem trazer inúmeros imprevistos durante o caminho, com isso trouxemos algumas dicas para você se preparar financeiramente para o decorrer desse processo. Para prever os custos de uma obra, é importante fazer um orçamento detalhado, considerando os custos diretos e indiretos, e acompanhar o orçamento ao longo da obra.

1. Faça um orçamento detalhado

O primeiro passo para prever os custos de uma obra é fazer um orçamento detalhado. Isso significa listar todos os materiais e serviços necessários para a reforma, e estimar o custo de cada item.

Ao fazer o orçamento, considere os seguintes fatores:

  • Dimensões do imóvel: Quanto maior o imóvel, mais caro será a reforma.
  • Abrangência da reforma: Se a reforma for apenas estética, o custo será menor do que se for estrutural.
  • Materiais utilizados: Os materiais de construção podem ter preços muito diferentes.
  • Mão de obra: O custo da mão de obra também varia de acordo com a região e a qualificação dos profissionais.

Para estimar o custo dos materiais, você pode pesquisar preços em lojas de construção e fornecedores online. Para estimar o custo da mão de obra, você pode solicitar orçamentos de diferentes profissionais.

2. Considere os custos indiretos

Além dos custos diretos, como materiais e mão de obra, também é importante considerar os custos indiretos. Os custos indiretos são aqueles que não estão diretamente relacionados à execução da obra, mas que são necessários para que ela seja realizada.

Alguns exemplos de custos indiretos são:

  • Aluguel de equipamentos: Se for necessário alugar equipamentos para a reforma, como andaimes ou betoneiras, isso também terá um custo.
  • Transporte de materiais: Se os materiais não puderem ser entregues no local da reforma, será necessário pagar pelo transporte.
  • Impostos: Alguns materiais de construção podem ser tributados.
  • Imprevistos: É sempre bom reservar um valor extra para imprevistos, que podem ocorrer durante a obra.

3. Faça um acompanhamento do orçamento e da obra

Após iniciar a obra, é importante fazer um acompanhamento do orçamento para garantir que ele não seja estourado. Para isso, você pode acompanhar os gastos regularmente e fazer ajustes, se necessário.

Aqui estão algumas dicas para fazer um acompanhamento do orçamento:

  • Tenha um registro de todos os gastos. Isso pode ser feito com um caderno, planilha ou software de controle financeiro.
  • Compare os gastos reais com o orçamento. Se os gastos reais estiverem acima do orçamento, tome medidas para reduzir os custos.
  • Esteja preparado para imprevistos. Reserve um valor extra para imprevistos, como alterações no projeto ou problemas inesperados.
  • Estar presente na obra. Ser presente na obra é de suma importância para checar se o processo está caminhando como deveria, se os materiais estão sendo utilizados da maneira correta e até mesmo checar se não estão havendo desperdícios que sobresaiam ao orçamento inicial.

Ao seguir essas dicas, você poderá prever os custos de uma obra com mais precisão e evitar surpresas desagradáveis.

Visite nosso site https://www.bemol.com.br/, Até o proximo post!

Posts Recentes

Deixe um comentário