Se você está pensando em dar uma cara nova para o seu lar, a pintura não pode ficar de fora do checklist. Por isso, é importante conhecer mais sobre o assunto antes de escolher qual tinta de parede vai utilizar na decoração de cada ambiente da casa. 

Afinal, saber qual a melhor alternativa para pintar os cômodos vai ser de grande ajuda no momento da reforma. É preciso, no entanto, considerar alguns fatores, como qualidade e durabilidade do produto. 

1. Defina o material e o ambiente no qual a tinta será aplicada 

É importante escolher o tipo de tinta e material adequado para o ambiente/área em que será aplicada, considerando o uso interno ou externo, se é madeira, concreto ou outro material.  

2. Tintas disponíveis 

Cada tipo de tinta se adequa a uma necessidade diferente.  

Látex ou PVA: A tinta látex ou PVA é indicada para áreas internas secas e tem acabamento fosco. Pode ser aplicada em alvenaria, gesso e madeira, tem base solúvel em água e seca rapidamente. É fácil de limpar, podendo ser limpa apenas com um pano úmido. 

Acrílica: , apesar de ser similar à tinta látex, contém algumas resinas acrílicas em sua composição, o que faz com que ela seja mais resistente e possa ser utilizada, além de internamente, nas paredes externas da casa e em áreas molhadas, como banheiro, lavanderia e cozinha. Essa tinta possui 3 tipos de acabamento: fosco, semibrilho e acetinada. Permite pintura em cerâmica porosa, cimentados, tijolo, alvenaria, gesso, reboco com cal e concreto; 

Esmalte: resistente à chuva, a tinta esmalte tem acabamentos fosco, alto brilho ou acetinado. Ideal para superfícies de madeira ou metal, em áreas externas. Existem dois tipos de esmalte: o solúvel em água e o solvente. Ela deve ser aplicada com rolo de espuma ou com um pincel; 

Verniz: o verniz é usado para proteger superfícies como a madeira, em ambientes internos e externos. Possui variedade de cores e acabamentos, para além de proteger a superfície, deixá-la brilhante e com a cor mais viva; 

Óleo: acabamento fosco ou brilhante, a tinta óleo é impermeável e mais utilizada, comumente, em móveis, portas e janelas, feitos de madeira, ferro ou aço; 

Epóxi: a tinta epóxi é utilizada, costumeiramente, em locais que necessitam de alta durabilidade e resistência à umidade, água, substâncias químicas e abrasão, como, por exemplo, pisos, azulejos e fibras de vidro em banheiros e cozinhas. Devem ser aplicadas sempre por mão de obra qualificada por conta do preparo específico do material e da superfície. 

Tinta Premium, Standard e Econômica: afinal, qual a diferença? 

No Brasil, existem oficialmente três categorias: as tintas Econômica, Standard e Premium. Isso significa que, de acordo com as normas brasileiras, especificamente a NBR 15079, os fabricantes das diferentes marcas apenas estão autorizados a produzir e a comercializar tintas que se enquadrem em uma dessas categorias. 

As tintas econômicas são mais baratas e têm um rendimento baixo, oferecem menor resistência a intempéries e aos efeitos do tempo. Por causa disso, não são recomendadas para pinturas externas e duram em média dois anos. Elas são adequadas para espaços internos com baixo nível de abrasão, como forros de gesso. 

As tintas standards (SKU: 213464 link: https://www.bemol.com.br/tinta-acrilica-iquine-standard-semibrilho-18l-limpa-facil-branco-neve-mp–p1086455?????origin=autocomplete  são uma opção intermediária em relação à qualidade e preço, com um valor um pouco mais alto do que as econômicas, mas menor do que as Premium. Elas possuem um bom rendimento e excelente cobertura, com acabamento fosco, e são indicadas para espaços internos e externos, durando em média três anos em ambientes internos e dois anos em ambientes externos. 

 
As tintas Premium como a Tinta Acrilica Piso Iquine Premium Fosco 18L   têm uma durabilidade maior do que as tintas econômicas e standard, chegando a durar até cinco anos em condições climáticas e de intempéries. Elas são ideais para áreas externas e possuem uma excelente relação custo-benefício. Além disso, apresentam excelente acabamento, exigindo menos demãos, e possuem ação antimofo e antiumidade. São comercializadas nos acabamentos fosco, semibrilho e acetinado, são laváveis e apresentam baixo odor.  

3. Escolha as cores das tintas de acordo com a iluminação 

Comprar uma amostra de tinta para testar antes de pintar a parede inteira pode ser uma boa ideia, pois permite que você veja como a cor fica em diferentes iluminações e como ela combina com a decoração do ambiente. Além disso, é importante levar em consideração o estilo e o propósito do ambiente ao escolher a cor da tinta. Por exemplo, tons neutros e suaves podem ser mais adequados para um quarto, enquanto cores mais vibrantes podem ser usadas em um espaço de convivência. O importante é escolher uma cor que reflita sua personalidade e que traga a sensação de bem-estar e conforto para o ambiente. 

5. Fosco, brilho ou textura? 

As tintas para interiores vêm em alguns tipos de acabamento, desde o fosco até o alto brilho. Então, como escolher o ideal? Além da escolha pessoal, sempre é bom saber que tipo é o mais indicado para cada trabalho. 

Algumas características dos tipos de acabamentos: 

  • Quanto menor o brilho maior a capacidade de disfarçar irregularidades na superfície, ou seja, quanto mais fosco melhor para disfarçar imperfeições; 
  • A capacidade de tornar a iluminação mais difusa e agradável está relacionada com baixo brilho, ou seja, superfícies foscas ajudam na iluminação difusa; 
  • A facilidade de limpar aumenta está bastante relacionada com o brilho. Quanto mais brilhante, mais fácil limpar; 
  • A resistência ao desgaste aumenta com o brilho. Superfícies brilhantes desgastam menos do que as foscas. 

Com isso, concluímos: 

Fosco é normalmente encontrado em tintas látex e acrílica. É indicado para paredes e tetos. Ajuda a esconder os defeitos e pequenas ondulações das paredes, além de possibilitar retoques. Também é um dos acabamentos mais bonitos para paredes escuras. Elas ficam perfeitas, sem mostrar defeito e com aspecto aveludado. 

Acetinado pode ser usado tanto em paredes, como portas e rodapés. É um acabamento que deixa tudo com um leve toque de brilho. Combinada muito quando usado em cores claras como as off-white. A limpeza é fácil e pode ser feita com um pano úmido. Nesse quesito, o acabamento acetinado também é muito bom para paredes escuras. Elas talvez não fiquem tão bonitas quanto as foscas, já que paredes escuras com acabamento fosco ficam marcadas facilmente por riscos, pó, gordura e na hora da limpeza mancham com maior facilidade. Contudo, duram muito mais. 

O acetinado é uma ótima opção para os espaços utilizados com frequência, tais como quartos, corredores e salas de jogos, pela sua facilidade com limpeza. 

Semibrilho tem um nível de brilho intermediário, que fica entre o acetinado e o brilhante. Perfeito para cozinhas, banheiros, lavabos, locais com alguma umidade e onde se lave com frequência. 

Brilhante é usado especialmente em madeiras de janelas e portas. Aplicando mais ou menos quatro camadas com intervalos de secagem, consegue-se um efeito próximo ao da laca. É muito resistente e fácil limpeza. Tudo o que você precisará será de um pano úmido e detergente neutro. Não é muito indicado para paredes ou tetos (a não ser que esse seja o seu objetivo), pois acentuam defeitos e imperfeições. 

6 – Saiba a quantidade que vai comprar 

Depois de escolher o tipo, o acabamento e a cor da sua tinta, agora você vai finalmente comprar. Mas qual quantidade comprar? As tintas trazem escrito no rótulo a metragem quadrada que a lata cobre, considerando a ferramenta que você vai utilizar, rolo pincel, pistola… Não se esqueça de contabilizar a quantidade de demãos que você vai dar e também das portas e janelas. Deixe sempre uma margem de segurança e compre com um pouquinho de sobra. 

7 – Escolha a ferramenta de pintura 

Dependendo do que você vai pintar, você vai precisar de uma ferramenta específica. Tetos e paredes podem ser pintados com rolos, pincel ou spray. Guarnições e detalhes pedem um pincel, porque dão mais controle da situação. Superfícies planas são mais fáceis de pintar com o rolo. 

Posts Recentes

Deixe um comentário