Qual a diferença entre Pisos e Revestimentos ?

A escolha de pisos e revestimentos é crucial na hora de decorar ou reformar os ambientes. São eles que conferem personalidade e beleza aos cômodos. Antes da compra tenha em mente que todo piso é um tipo de revestimento, mas nem todo modelo de revestimento é um piso. 

Os revestimentos são usados principalmente em paredes e ajudam na decoração, com a possibilidade de serem usados em ambientes internos ou externos da casa.  

Já os pisos têm como função o revestimento do chão, permitindo um espaço com conforto térmico e acústico. Ou seja, as diferenças entre os pisos e revestimentos estão, basicamente, no material de fabricação e tipo de uso. 

Tipos de pisos 

Porcelanatos 

O porcelanato é um dos pisos e revestimentos preferidos das obras e reformas. Exemplo de revestimento nobre. Além da boa gama de modelos, o porcelanato se destaca por sua alta durabilidade e por sua resistência. 

Esses pisos podem ser encontrados em opções que imitam madeira ou na versão polida, por exemplo.  

O porcelanato retificado, por exemplo, permite o uso de rejuntes menos espessos, que dão a sensação de amplitude no ambiente.  

O piso vinílico, é produzido a partir do PVC. Por isso, esse tipo de piso é resistente a manchas com ótimo conforto térmico e acústico. Mas é preciso nivelar a superfície antes da instalação. 

Os pisos cerâmicos são um dos tipos mais queridinhos dos consumidores. Suas vantagens são a resistência à água, conforto na temperatura e o visual diferenciado, com muita textura. 

Os pisos laminados, produzidos em HDF (um tipo de painel de madeira de alta densidade), são ótimos para deixar os ambientes mais aconchegantes e bonitos. Têm fácil instalação, mas não são indicados para cozinhas ou banheiros. 

Qual a diferença entre piso bold e retificado? 

Se você está em um momento de reforma, na hora de escolher revestimentos e pisos pode ter alguma dificuldade na hora de escolher algumas características, como a borda. Afinal, você sabe bem a diferença entre o piso com borda bold e o retificado

Piso Bold 

  • Possui bordas arredondas 
  • Necessário o uso de rejunte  
  • Acabamento tradicional 

Piso retificado 

  • Possui bordas retas/lapidadas 
  • Acabamento moderno, preciso e uniforme 
  • Menor necessidade de rejunte, por ser liso 
  • Vida útil maior devido ao processo de fabricação 

Posts Recentes

Deixe um comentário