GUIA DE COMPRAS – BATERIA PARA AUTO

Quando o assunto em torno do seu carro passa a ser a sua bateria é porque as coisas não vão muito bem.

Um dos principais motivos para pensar em trocar a bateria do carro é o seu tempo de uso que pode acabar prejudicando seu desempenho. Outro motivo para a troca de bateria do carro é aquele velho descuido ao sair do veículo que pode deixar você na mão à beira de uma estrada.

Quando algum acessório elétrico é esquecido ligado, a bateria do carro pode acabar totalmente descarregada. Com a bateria do carro descarregada, resta esperar com que apareça a ajuda de um “bom samaritano” para emprestar energia à sua bateria.

Mas se a bateria do carro apresenta o mesmo problema seguidas vezes, e sem que isso decorra do mau uso de acessórios elétricos, não há dúvidas: deve-se trocar a bateria.

Para evitar que a bateria do carro acabe morrendo de vez, contudo, você ainda pode tomar algumas medidas de precaução. Se você se ater à bateria do seu carro, poderá prever futuros defeitos e não acabará sendo surpreendido com uma bateria que já não funciona mais.

Se sua bateria já tem mais de dois anos de vida, é importante levá-la para um teste de capacidade em uma oficina mecânica pelo menos uma vez por ano. Como vivemos em “um país tropical abençoado por Deus”, o clima quente prejudica a bateria do carro, acelerando sua corrosão e a vaporização de eletrólitos necessários para a corrente.

Diante disso, os cuidados com a bateria de carro devem ser redobrados. Uma vez detectados os sinais de fim de vida da bateria do seu carro, então é hora de trocá-la. Você não precisa ser um engenheiro mecânico para saber qual bateria de carro deve adquirir e como comparar as várias ofertas que vai encontrar no mercado.

Abaixo você encontra algumas dicas simples que vão ajudar a comprar a bateria de carro certa para você e seu automóvel.

Como escolher uma bateria de carro?

Tamanho e forma

Escolha uma bateria que se encaixe com perfeição em seu carro. Meça o seu tamanho e observe se a bateria de carro que procura tem a forma correta.

Você pode comparar a bateria velha com a bateria que pretende adquirir para substituí-la. Consulte o manual do fabricante do carro para tirar dúvidas sobre o tamanho e a forma da bateria que você precisa.

Consulte os vendedores da loja  para escolher a bateria correta. Quando se trata de peças para automóveis, é importante estar bem informado para não acabar em uma cilada.

Duração e performance

Prefira uma bateria de carro que possua uma longa vida, especialmente se você usa o seu carro para viagens curtas no dia a dia. Além do tempo de vida, é importante verificar o desempenho da bateria de carro em relação à corrente de arranque frio (CCA) e a corrente de arranque (CA).

Embora as correntes sejam mais importantes em climas frios, são elas que garantem o arranque do motor e a manutenção da temperatura adequada. Este é o momento de você se ater às especificidades técnicas em relação às correntes para fazer uma boa escolha.

Validade

Todas as baterias podem perder a força com o tempo, mesmo que não estejam sendo utilizadas. É importante verificar a data de fabricação da bateria de carro antes de decidir comprá-la.

Dê preferência para as bateria que tenham menos de seis meses de fabricação, para tanto, sempre verifique em sua embalagem as informações sobre a fabricação.

Capacidade de reserva

A capacidade de reserva irá definir por quanto tempo a bateria de carro vai trabalhar sem que necessite de outra fonte de energia. A bateria de carro deve fornecer 25 amperes para alcançar sua tensão final que gira em torno de 10,5 V a 27 °C.

Estas são as principais informações que você deve ter conhecimento antes de adquirir uma bateria nova para seu carro.

Agora que você já conhece as principais dicas para comprar a nova e substituir sua velha bateria, há outras informações importantes para você.

Tão importante quanto saber como comprar uma bateria de carro nova é saber como se desfazer a usada. Lembre-se de que a bateria é extremamente tóxica ao meio ambiente e deve ser descartada de maneira responsável.

Normalmente, onde você instala a sua nova bateria retêm a antiga, pois seus compostos são facilmente recicláveis.

Agora que você já sabe as informações básicas sobre bateria de carro, verifique ofertas especiais clicando aqui.

Posts Recentes

Deixe um comentário