Na hora de comprar os materiais de construção para a sua obra, é importante estar atento às medidas dos cômodos. Saber calcular piso por m² evita que você seja pego de surpresa pela falta de itens.
Já imaginou paralisar a obra porque os materiais que você precisa esgotaram? Ninguém merece! Também não é nada legal gastar mais do que o necessário e acabar com várias caixas de piso empilhadas num canto da casa.
O primeiro passo é saber a área do seu cômodo. Comece medindo o comprimento e a largura do ambiente que será reformado. Encontrou esses valores? Agora você deve multiplicar o comprimento pela largura para encontrar a área total do piso.
Área = Largura X Comprimento
Por exemplo: um cômodo de 4 metros de largura por 3 de comprimento, vai precisar, no mínimo, de 12 m² de piso.
Área = 4 x 3 = 12 m²
Calculando a área do local, já é o primeiro passo para saber a quantidade de pisos.
Dimensão dos pisos
Conseguiu calcular a área do cômodo? Muito bem! Agora vamos para as dimensões do piso. Lembrando que não há um padrão, os resultados podem variar de acordo com o tipo.
Supondo que seu piso tenha 30 cm de largura e 30 cm de comprimento. Vamos calcular a área de cada piso. Em metros!
Área = Largura x Comprimento
A = 0,30 x 0,30
A = 0,09 m²
Isso significa que um piso desse corresponde a 0,09 m² de área, ou seja, para calcular a quantidade de pisos basta pegar a área do cômodo e dividir pela área de um piso:
12 m²/0,09 m² = 133,3333
A quantidade de pisos será de 134. Mas as contas não acabaram!
Porcentagem de perda
Mesmo calculando tudo direitinho, sempre corre o risco de errar e causar perda de material, por isso, outra dica é resolver a porcentagem de perda.
Utilizando o resultado acima (134), calculamos:
Para colocação reta = 134 x 10% = 148 pisos
Para colocação diagonal = 134 x 30% = 174 pisos