A escolha de pisos e revestimentos é crucial na hora de decorar ou reformar os ambientes. São eles que conferem personalidade e beleza aos cômodos. Antes da compra tenha em mente que todo piso é um tipo de revestimento, mas nem todo modelo de revestimento é um piso.
Os revestimentos são usados principalmente em paredes e ajudam na decoração, com a possibilidade de serem usados em ambientes internos ou externos da casa.
Já os pisos têm como função o revestimento do chão, permitindo um espaço com conforto térmico e acústico. Ou seja, as diferenças entre os pisos e revestimentos estão, basicamente, no material de fabricação e tipo de uso.
Tipos de pisos
Porcelanatos
O porcelanato é um dos pisos e revestimentos preferidos das obras e reformas. Exemplo de revestimento nobre. Além da boa gama de modelos, o porcelanato se destaca por sua alta durabilidade e por sua resistência.
Esses pisos podem ser encontrados em opções que imitam madeira ou na versão polida, por exemplo.
O porcelanato retificado, por exemplo, permite o uso de rejuntes menos espessos, que dão a sensação de amplitude no ambiente.
O piso vinílico, é produzido a partir do PVC. Por isso, esse tipo de piso é resistente a manchas com ótimo conforto térmico e acústico. Mas é preciso nivelar a superfície antes da instalação.
Os pisos cerâmicos são um dos tipos mais queridinhos dos consumidores. Suas vantagens são a resistência à água, conforto na temperatura e o visual diferenciado, com muita textura.
Os pisos laminados, produzidos em HDF (um tipo de painel de madeira de alta densidade), são ótimos para deixar os ambientes mais aconchegantes e bonitos. Têm fácil instalação, mas não são indicados para cozinhas ou banheiros.
Qual a diferença entre piso bold e retificado?
Se você está em um momento de reforma, na hora de escolher revestimentos e pisos pode ter alguma dificuldade na hora de escolher algumas características, como a borda. Afinal, você sabe bem a diferença entre o piso com borda bold e o retificado?
Piso Bold
- Possui bordas arredondas
- Necessário o uso de rejunte
- Acabamento tradicional
Piso retificado
- Possui bordas retas/lapidadas
- Acabamento moderno, preciso e uniforme
- Menor necessidade de rejunte, por ser liso
- Vida útil maior devido ao processo de fabricação