O Amazonas se classificou pela primeira vez para o Grand Prix de tiro com arco que será realizado no México em abril deste ano.
O mérito é do atleta kambeba Nelson Silva de Moraes, de 18 anos, que conquistou o primeiro lugar na Seletiva Cadete Juvenil realizado em Maricá-RJ, no último final de semana.
Nelson disputou a vaga para o Grand Prix mexicano com cerca de 12 atletas de todo o Brasil. Na pontuação geral dos dois dias de competição, ele se classificou em primeiro lugar.
O atleta treina há três anos na Vila Olímpica de Manaus pelo Projeto Arquearia Indígena do Amazonas, uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), patrocinado pelas Lojas Bemol, Fogás e outras empresas do estado.
Sobre o projeto Arquearia Indígena do Amazonas:
O projeto tem o objetivo de contribuir para a popularização da arquearia e fortalecer a imagem e autoestima das populações indígenas da Amazônia.
É uma iniciativa da FAS, em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco) e apoio da Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e do Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (Sejel), e para os Povos Indígenas (Seind).
A iniciativa também é apoiada pela TAM, Faculdade e Escolas La Salle, e conta com o patrocínio das Lojas Bemol e Fogás, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e de forma inédita, pretende colaborar para a formação de atletas de alto rendimento e o fortalecimento da equipe brasileira de tiro ao arco para competições locais, nacionais e internacionais, além de contar com o apoio do Banco Bradesco.
*Com informações de assessoria de imprensa da FAS.